Mais de mil angolanos de malas feitas para ver Papa Francisco em Portugal
Mais de 1.500 angolanos devem participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, contando com cerca de 600 provenientes do país, maioritariamente afetos à pastoral juvenil católica, devendo embarcar para Lisboa no dia 25, foi hoje anunciado.

O director nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), padre Armando Pio Alberto, disse que os preparativos decorrem, apesar dos problemas próprios do país e o ajuste do mercado cambial.

O sacerdote católico deu conta que neste momento na JMJ Lisboa 2023 estão já inscritos 1.513 angolanos, muitos deles da diáspora, e de Angola devem seguir viagem para o encontro com Papa Francisco cerca de 600 participantes.

Segundo o padre Armando Pio Alberto, a maior parte da caravana proveniente de Angola é composta por jovens da pastoral juvenil e de adultos que com eles trabalham, para maior controlo em termos de mobilidade em Lisboa.

“Essa nossa medida surge, sobretudo por causa da emigração, porque estes são a garantia de que vão e voltem para não sujar o nome do país”, explicou, fazendo alusão a casos em que caravanas regressam incompletas ao país de origem devido à fuga de integrantes.

O bispo angolano de Cabinda e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Juvenil, Escutismo e Pastoral Vocacional da CEAST, Belmiro Chissengueti, vai chefiar a delegação angolana à JMJ, sendo que o secretário de Estado da Juventude angolana deve representar a parte governamental.

O padre Armando Pio Alberto realçou ainda que a caravana angolana parte para Lisboa no dia 25 deste mês, mas um dia antes acontece a missa de envio na Igreja Sagrada Família, em Luanda.

“Mas, antes desta data, os voluntários que se candidataram a prestar serviços nessas JMJ partem no dia 19 de junho e a sua missa de envio será no dia 16”, salientou ainda o responsável.

A JMJ Lisboa 2023 realiza-se entre 1 e 6 de Agosto, com as principais iniciativas a decorrerem em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0