Funcionários das  administrações locais “têm medo” de falar de autarquias
Um estudo sobre a institucionalização de autarquias em Angola, realizado pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (Adra), revela que as entidades pertencentes à Administração Local do Estado, incluindo responsáveis têm “medo” de falar sobre o assunto, continuam à espera e assumem estar a depender de orientação dos superiores hierárquicos.

Segundo o relatório, “as administrações municipais alvo do inquérito não têm desenvolvido quaisquer acções que visem disseminar a informação junto das comunidades sobre esta temática, para prepará-las para o processo, atribuindo esta responsabilidade às organizações da sociedade civil”. O estudo foi realizado em Fevereiro nos municípios de Benguela, Bailundo (Huambo), Cuito (Bié) e Menongue (Cuando-Cubango), 

Na Administração Pública do Estado, as opiniões dividem-se entre quem defende a “urgente” institucionalização das autarquias através do gradualismo e os que defendem que “as autarquias não são prioridade”. Os primeiros defendem-se com o argumento da necessidade de descentralizar o poder, enquanto os segundos com problemas conjunturais e estruturais do país.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0