Cuando Cubango: Hospital sem quartos-de-banho há dez anos –Médicos e pacientes defecam ao ar livre
Funcionários e pacientes do Hospital Municipal de Nancova,província do Cuando Cubango, funcionam sem quartos de banho, há cerca de dez anos, o que briga os funcionários e os pacientes a urinarem e defecarem ao ar livre, numa pequena floresta próxima da unidade sanitária.
D.R (Cidade de Menongue)

Segundo fez saber o responsável da instituição, Adriano Jungo, os quartos-de-banho estão encerrados por avaria no sistema de tubagem das fossas de retenção de dejectos.

“Chegámos a esta situação por falta de manutenção. Agora debatemo-nos com a falta de meios apropriados para se efectuar a sucção e a reparação do sistema de canalização”,revelou.

“O local onde os pacientes e funcionários fazem as necessidades fisiológicas”, explicou o responsável, “está situado numa pequena elevação, e quando chove todo o lixo é arrastado para o rio Cuito, que passa a escassos metros do hospital e desagua no rio Cubango, passando em várias zonas habitadas. Esta situação deve ser encarada como um problema de saúde pública”.

De acordo Adriano Jungo, as autoridades administrativas do município têm conhecimento desta anormalidade, “mas nada fazem há cerca de dez anos”. Recentemente foram apresentados vários projectos que serão executados no município no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM),mas a reabilitação do Hospital Municipal não está contemplada em nenhum.

Cuando-Cubango é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região leste do país. Tem como capital a cidade e município de Menongue.

Segundo as projecções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, conta com uma população de 601.454 habitantes e com uma dimensão de 199 049 km², sendo a província mais populosa de Angola depois de Luanda.

É constituída pelos municípios de Calai, Cuangar, Cuchi,Cuito Cuanavale, Dirico, Mavinga, Menongue, Nancova e Rivungo.

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0