Angola é o quinto país da SADC e o segundo dos PALOP com a taxa de inflação mais alta
Mercado angolano é dos mais inflacionados entre os países que falam português em África. Mas também entre os que se encontram a sul do continente. Especialistas entendem que a inflação não reduzirá enquanto a economia seguir a “sabor do petróleo.”

Entre os 16 países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Angola é o quinto com maior taxa de inflação, até Maio do corrente ano, saindo dos 10.59%, de Abril, para os 10.62%, de acordo com consultas do Valor Económico à trajectória de inflação disponíveis nos bancos centrais dos membros da região. 

O país fica somente à frente do Zimbabué, com a taxa de inflação nos 176%, Malawi com 29.2%, Comores com 20.2%, República Democrática do Congo com 19,0%, e Madagáscar com 12.11%. De resto, o país fica atrás dos demais onze países. A Tanzânia é a que apresenta a taxa de inflação mais reduzida, com 3.6%, seguida da Namíbia, Eswatini e Botswana com as taxas a rondarem os 5% (ver infografia). Já a potência industrial do continente, África do Sul, observou uma ligeira redução ao registar 6.3%, contra 6.8% do mês anterior.

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0