Policia garantiu sozinho a segurança em nove aldeias de Nambuangongo e foi promovido
Um efectivo da Polícia Nacional, pertencente ao Posto Policial de Quixico, no município do Nambuangongo, na provincial do Bengo, foi esta semana promovido com distinção ao grau de oficial, com a patente de subinspector, por ter mantido sozinho a ordem em nove aldeias, enquanto única autoridade do Estado naquela zona.

Júlio Joaquim Neto, de 51 anos, era até então 3.ª subchefe e está colocado no Posto Policial de Quixico, em Nambuangongo, desde 1997.

Segundo relatos da polícia, Júlio Joaquim Neto foi por força do destino o único efectivo da Polícia Nacional durante dois anos na comuna do Quixico, que fica a 36 km da sede do município de Nambuangongo, depois da morte dos seus colegas naquela localidade.

O homem ficou respeitado e temido porque colocava ordem em nove aldeias e nunca se deixou intimidar por ser o único agente da polícia.

Segundo relatos, o único polícia do Posto Policial da comuna do Quixico trabalhava em representação da autoridade do Estado a aplicava as leis, cumprindo e fazendo cumprir as normas da polícia.

O acto de patenteamento decorreu no Centro de Instrução do Sassa Cária, em Caxito, onde mereceu a homenagem pelos feitos raros na corporação.

O comandante provincial da Polícia Nacional no Bengo, comissário Delfim Kalulu, disse que o subinspector Júlio Joaquim Neto representa o Estado e é o símbolo daquilo que deve ser a polícia.

Apesar de contar já com a colaboração de mais dois colegas com quem reparte as responsabilidades, o subinspector Júlio Joaquim Neto pretende continuar a trabalhar como polícia na comuna de Quixico e diz estar feliz pelo trabalho que desenvolve na corporação.

REAÇÕES

3
   
0
   
2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1