Lula da Silva a caminho de Angola pronto a fazer kilapi a João Lourenço
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, vai visitar Angola durante o mês de Agosto. Esta será a primeira viagem oficial do estadista brasileiro ao continente africano desde a sua tomada de posse, em Janeiro. Angola será a primeira paragem.

A visita de Lula visa uma nova aproximação a Angola e ao continente, com a perspectiva de assinatura de vários acordos de cooperação. No entanto, o grande foco estará centrado em novos projectos e investimentos. Em 2022, o comércio bilateral valeu 700 milhões USD.

Angola pretende negociar uma nova linha de crédito com o Brasil e replicar parte dos acordos firmados durante o primeiro consulado de Lula da Silva (2003-2011).

Em Dezembro de 2019, quando o País liquidou 589 milhões USD para quitar as dívidas bilaterais (que poderiam ter sido pagas até 2024), o Ministério da Economia e Planeamento declarou que, entre 2005 e 2017, os dois países firmaram seis memorandos de entendimento (com a utilização de contra- garantias em petróleo).

Ao longo daquele período, o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) financiou 84 operações em Angola, que somaram 4,4 mil milhões USD. O Tesouro Nacional do Brasil direccionou ainda 628,5 milhões USD para um total de 37 operações no País. Estas linhas de crédito estiveram na base da expansão em Angola de empresas como a Odebrecht (agora OEC), Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e outras.

O Brasil está muito interessado em negociar novas modalidades de cooperação que facilitem o investimento e as exportações brasileiras para Angola, com especial atenção ao sector agro-pecuário.

Para completar o périplo africano, ainda durante o mês de Agosto, Lula da Silva estará presente em mais dois eventos: no encontro da CPLP (dia 8, em São Tomé e Princípe) e na 15ª cimeira dos BRICS (entre os dias 22 e 24, na África do Sul).

REAÇÕES

1
   
0
   
2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0