Bebés transportados nas costas são mais saudáveis
Os bebés transportados nas costas das mães, uma prática cultural em Angola, são propensos a ter mais saúde física e mental, além de criarem mais empatia com as suas mães.

A revelação foi feita hoje, na cidade do Huambo, pela investigadora Olívia de Carvalho, da Universidade Portucalense (Portugal), quando apresentava o tema “Identidade, Cultura e Educação”, durante o 1º simpósio internacional de Psicologia, denominado a Psicologia e a cultura de si.

Disse que tal prática, conhecida por “kery bay kery” gera, sobretudo no primeiro ano de vida do bebé, maior segurança, conforto, desenvolve a personalidade e o sentimento de maior tranquilidade de ligação com a mãe.

Tendo em conta estas vantagens, a psicóloga Olívia de Carvalho sugeriu que esta prática angolana fosse generalizada em outros lugares do mundo, sublinhando, ainda, o facto da mesma reduzir o stress nas mães.

Explicou que os diferentes contextos em que as crianças nascem têm impacto na sua futura actuação, defendendo, por isso, a necessidade da preservação dos bons hábitos culturais da sociedade angolana.

“Vários estudos demonstram ser mais preferencial carregar o bebé nas costas, que leva-los em transportes ou meios auxiliares, pois a proximidade física e a disponibilidade materna são fundamentais para o estabelecimento da vinculação e a parentalidade”, justificou.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0